quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

FEMINISTAS CONTRA O ASSÉDIO MORAL


Ser feminista também é combater a opressão e a violência no trabalho. É NÃO se utilizar do abuso de poder para constranger, pressionar, humilhar ou assediar quem é subordinad@ a você; é combater, e não perpetuar, práticas de assédio moral. É preciso, antes de tudo, ajustar o discurso à prática.

Na Secretaria de Políticas para as Mulheres e em outros espaços de promoção de políticas públicas voltadas à igualdade de gênero e aos direitos das mulheres, é inaceitável que se reproduzam padrões de comportamento usados historicamente pelo patriarcado para oprimir e subjugar. É contra essas práticas, perpetuadas atualmente em uma Secretaria que deve lutar contra todo tipo de opressão, que protestamos em frente à SPM. Não nos calaremos diante de assédio moral! Recentemente ocorreram

alguns casos de abuso de poder, de perseguição e assédio moral dentro da SPM, especialmente contra as servidoras temporárias.

Será que nada será feito em relação a isso?

MEXEU COM UMA, MEXEU COM TODAS!!!

Houve na última semana um ATO DE MANIFESTAÇÃO SILENCIOSA em frente à SPM.

Esperamos que os casos não fiquem esquecidos, escondidos ou deixados para trás.

http://www.feminismo.org.br/livre/index.php?option=com_content&view=article&id=99994573:feministas-contra-o-assedio-moral&catid=135:movimentos-&Itemid=542

IDEOLOGIA DO PATRIARCADO: Cristãos devem dizer não à teoria do gênero, diz papa

Bento XVI criticou o que ele chamou de 'antropologia de fundo ateu'. Aliança entre homem é mulher exprime 'beleza da natureza', disse pontífice.

 Da AFP

Os cristãos devem dizer "não" à teoria do gênero e '"sim' à aliança entre homens e mulheres no casamento, afirmou neste sábado o Papa Bento XVI, em um novo discurso muito firme contra o que ele chamou de "uma antropologia de fundo ateu".
A ideologia do gênero é uma teoria popular no ocidente, segundo a qual a identidade sexual é determinada pela educação e o meio ambiente, e não por diferenças genéticas.

Ela é defendida pelos defensores do casamento gay, que acreditam que a identidade feminina ou masculina não é predeterminada.

'A Igreja reitera seu 'sim' à dignidade e beleza do casamento (...) e seu 'não' à certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da beleza da natureza, querida pelo Criador", declarou o papa ao receber agentes da ação católica em sessão plenária.

O casamento gay e a teoria do gênero são temas que cada vez mais provocam desentendimento entre a Igreja e as elites ocidentais.


Em Paris, no último domingo, milhares de pessoas, em sua maioria católicos, protestaram contra os planos do governo socialista de legalizar o casamento homossexual.

Observando que, "em todos os tempos", "o homem é vítima de tentações culturais que o tornam escravo do culto da nação e da raça no 'capitalismo selvagem", o papa denunciou várias ideias contemporâneas que "se vestem de bons sentimentos, em nome do progresso, dos direitos e de um humanismo".

Evocando uma "redução antropológica" do homem, onde seria "revisto o materialismo hedonista da antiguidade" associado a um "prometeísmo tecnológico", Joseph Ratzinger lamentou que "tudo o que é tecnicamente possível torna-se moralmente lícito, qualquer experimentação aceitável, qualquer política demográfica autorizada, qualquer manipulação legitimada".


Ele pediu aos atores do desenvolvimento, em colaboração com outros na Justiça e no Desenvolvimento, a "desafiar o financiamento e as colaborações que direta ou indiretamente promovem projetos em desacordo com a antropologia cristã".

A Santa Sé mantém posições de princípios, particularmente contra a pílula contraceptiva e os preservativos, o que é muito criticado pelas agências da ONU e outras ONG.

http://www.feminismo.org.br/livre/index.php?option=com_content&view=article&id=99995026:cristaos-devem-dizer-nao-a-teoria-do-genero-diz-papa&catid=71:inter&Itemid=606



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Ativistas protestam nuas no Vaticano contra homofobia


CIDADE DO VATICANO - Quatro ativistas do grupo feminista Femen fizeram topless neste domingo na Praça São Pedro para protestar contra a decisão do Vaticano de se opor ao casamento gay. A polícia conseguiu retirar rapidamente as manifestantes do local, no momento em que o Papa Bento XVI fazia sua tradicional oração de domingo aos católicos que se aglomeram na praça

As mulheres pintaram em seus corpos frases como "Nos gays nós confiamos" e "Cale a bouca".

- Hoje estamos aqui para protestar contra a homofobia - disse Inna Shevchenko, uma das manifestantes.

O pequeno protesto coincidiu com uma passeata em Paris que reuniu milhares de pessoas em protesto contra o plano de François Hollande de legalizar o casamento gay e permitir a adoção de crianças por homossexuais. Bispos franceses e outros líderes religiosos se opuseram fortemente à proposta, posição apoiada pelo Vaticano.

Neste domingo, a Igreja Católica sublinhou a sua oposição à adoção de crianças por homossexuais. O jornal do Vaticano "L'Osservatore Romano" criticou um tribunal italiano por rejeitar o apelo de um pai que disse temer que seu filho não teria uma educação equilibrada se fosse morar com sua mãe e sua parceira. A Corte afirmou que era "mero preconceito" assumir que a convivência com um casal homossexual pode ser prejudicial para o desenvolvimento de uma criança.

O periódico, há 151 anos em porta-voz da Santa Sé, publicou um editorial em que tentou minimizar a decisão, dizendo que muitas vezes as crianças crescem em circunstâncias difíceis sem uma mãe ou pai.

"Mas ninguém acredita que estas situações devem ser criadas apenas porque em alguns casos eles não causam danos", escreveu Adriano Pessina, diretor de bioética da Universidade Católica do Sagrado Coração. "O ser humano é o masculino e o feminino... a família monogâmica é o local ideal para aprender o significado das relações humanas e é o ambiente onde a melhor forma de crescimento é possível".

O Vaticano tem se tornado cada vez mais públicas suas opiniões contra o casamento de homossexuais nos últimos meses. O Papa reafirmou a oposição da Igreja em dezembro, dizendo que o casamento heterossexual teve um papel indispensável na sociedade.