domingo, 25 de setembro de 2011

Piauí é 4º estado brasileiro em ranking de denúncias homofóbicas

Segundo balanço parcial realizado pelo Disque 100, o Estado fica atrás apenas de SP, MG e BA.

O Piauí aparece em quarto lugar no ranking nacional de denúncias de natureza discriminatória contra homossexuais. A informação é do balanço parcial do Disque 100 - serviço disponibilizado para a população brasileira relatar a violação de direitos sofridos por LGBT, idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes.




De acordo com os dados apresentados pelo coordenador do Disque 100, Pedro Ferreira, São Paulo é o estado brasileiro líder em denúncias homofóbicas com 134 ocorrências, seguido por Minas Gerais e Bahia com 71 e 70 denúncias, respectivamente; e o Piauí com 59 registros.

Para Pedro Ferreira, os números de homofobia piauienses surpreendem quando comparados com as ocorrências de violação de direitos contra idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes. “No quadro de denúncias de violência contra os outros grupos atendidos pelo serviço, o Piauí é um dos ‘lanterninhas’; mas chama a atenção o fato do estado ser o quarto do Brasil em denúncias de violências contra LGBT", pontua o coordenador do Disque 100.

Segundo Marinalva Santana, militante do Grupo Matizes e articuladora da Liga Brasileira de Lésbicas no Piauí, a realidade do estado vem sendo modificada aos poucos, principalmente pela forte atuação local do movimento LGBT e pelo espaço democrático concedido pela mídia.

“Casos homofóbicos sempre existiram no Piauí, no entanto, os números revelados pelo Governo Federal refletem o encorajamento da população composta por lésbicas, gays, travestis, transexuais e transgêneros em denunciar estes casos que antes ficavam resguardados”, diz Marinalva Santana.

Os dados registrados pelo Disque 100 foram divulgados nessa sexta-feira (23) durante a reunião do Conselho Nacional LGBT, em Brasília. Os estados do Amapá, Rondônia e Roraima não apresentaram nenhum registro.

http://www.cidadeverde.com/piaui-e-4-estado-brasileiro-em-ranking-de-denuncias-homofobicas-84642

Nenhum comentário:

Postar um comentário