domingo, 25 de setembro de 2011

São Paulo lidera denúncias de agressão contra gays, destaca O Estado de S. Paulo





Dados do Disque 100 revelam que, em 39,2% das ocorrências, vítimas são agredidas por desconhecidos
24/09/2011 - 12h00


Desconhecidos e vizinhos são os que mais praticam violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), dentre os casos denunciados ao Disque 100, o Disque Direitos Humanos. A central de atendimento do governo federal foi criada para registrar abusos contra crianças e adolescentes, mas, desde o início do ano, expandiu o serviço para outros grupos, como a população LGBT.

Levantamento da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) - ao qual o Estado teve acesso e que será divulgado na segunda-feira - aponta que, em 39,2% dos episódios de violação relatados contra a população LGBT, o agressor foi um desconhecido; em 22,9%, vizinhos; e em 10,1%, os próprios amigos.

De janeiro a julho, o Disque 100 recebeu 630 denúncias contra a população LGBT. As vítimas concentram-se na faixa etária de 19 a 24 anos (43%). Os casos mais comuns são de violência psicológica (44,38%), como ameaça, hostilização e humilhação, e de discriminação (30,55%). Das vítimas, 83,6% são homossexuais, 10,1%, bissexuais e 4,2%, heterossexuais confundidos como gays.

No recorte feito por Estado, São Paulo (18,41%), Bahia (10%), Piauí (8,73%) e Minas Gerais (8,57%) lideram as denúncias - o Estado do Rio aparece com apenas 6,03% - por já contar com um serviço semelhante oferecido pelo governo estadual.

"Isso mostra que a violência de caráter homofóbico tem um forte componente cultural, é a mais difícil de ser enfrentada porque é justamente a que não fica comprovada por marcas no corpo", disse a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário.

Do total de denúncias recebidas pelo Disque 100, as que dizem respeito à população LGBT não ultrapassam 1%. "Esses números não refletem a realidade do Brasil, que é ainda pior", diz Maria do Rosário. Para o ouvidor Domingos da Silveira, da SDH, os dados são reveladores. "Mostram a capilaridade da homofobia. Ela se tornou banal."

http://www.agenciaaids.com.br/noticias/interna.php?id=17779

Nenhum comentário:

Postar um comentário