domingo, 25 de setembro de 2011

Piauí é 4º estado brasileiro em ranking de denúncias homofóbicas

Segundo balanço parcial realizado pelo Disque 100, o Estado fica atrás apenas de SP, MG e BA.

O Piauí aparece em quarto lugar no ranking nacional de denúncias de natureza discriminatória contra homossexuais. A informação é do balanço parcial do Disque 100 - serviço disponibilizado para a população brasileira relatar a violação de direitos sofridos por LGBT, idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes.




De acordo com os dados apresentados pelo coordenador do Disque 100, Pedro Ferreira, São Paulo é o estado brasileiro líder em denúncias homofóbicas com 134 ocorrências, seguido por Minas Gerais e Bahia com 71 e 70 denúncias, respectivamente; e o Piauí com 59 registros.

Para Pedro Ferreira, os números de homofobia piauienses surpreendem quando comparados com as ocorrências de violação de direitos contra idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes. “No quadro de denúncias de violência contra os outros grupos atendidos pelo serviço, o Piauí é um dos ‘lanterninhas’; mas chama a atenção o fato do estado ser o quarto do Brasil em denúncias de violências contra LGBT", pontua o coordenador do Disque 100.

Segundo Marinalva Santana, militante do Grupo Matizes e articuladora da Liga Brasileira de Lésbicas no Piauí, a realidade do estado vem sendo modificada aos poucos, principalmente pela forte atuação local do movimento LGBT e pelo espaço democrático concedido pela mídia.

“Casos homofóbicos sempre existiram no Piauí, no entanto, os números revelados pelo Governo Federal refletem o encorajamento da população composta por lésbicas, gays, travestis, transexuais e transgêneros em denunciar estes casos que antes ficavam resguardados”, diz Marinalva Santana.

Os dados registrados pelo Disque 100 foram divulgados nessa sexta-feira (23) durante a reunião do Conselho Nacional LGBT, em Brasília. Os estados do Amapá, Rondônia e Roraima não apresentaram nenhum registro.

http://www.cidadeverde.com/piaui-e-4-estado-brasileiro-em-ranking-de-denuncias-homofobicas-84642

São Paulo lidera denúncias de agressão contra gays, destaca O Estado de S. Paulo





Dados do Disque 100 revelam que, em 39,2% das ocorrências, vítimas são agredidas por desconhecidos
24/09/2011 - 12h00


Desconhecidos e vizinhos são os que mais praticam violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), dentre os casos denunciados ao Disque 100, o Disque Direitos Humanos. A central de atendimento do governo federal foi criada para registrar abusos contra crianças e adolescentes, mas, desde o início do ano, expandiu o serviço para outros grupos, como a população LGBT.

Levantamento da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) - ao qual o Estado teve acesso e que será divulgado na segunda-feira - aponta que, em 39,2% dos episódios de violação relatados contra a população LGBT, o agressor foi um desconhecido; em 22,9%, vizinhos; e em 10,1%, os próprios amigos.

De janeiro a julho, o Disque 100 recebeu 630 denúncias contra a população LGBT. As vítimas concentram-se na faixa etária de 19 a 24 anos (43%). Os casos mais comuns são de violência psicológica (44,38%), como ameaça, hostilização e humilhação, e de discriminação (30,55%). Das vítimas, 83,6% são homossexuais, 10,1%, bissexuais e 4,2%, heterossexuais confundidos como gays.

No recorte feito por Estado, São Paulo (18,41%), Bahia (10%), Piauí (8,73%) e Minas Gerais (8,57%) lideram as denúncias - o Estado do Rio aparece com apenas 6,03% - por já contar com um serviço semelhante oferecido pelo governo estadual.

"Isso mostra que a violência de caráter homofóbico tem um forte componente cultural, é a mais difícil de ser enfrentada porque é justamente a que não fica comprovada por marcas no corpo", disse a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário.

Do total de denúncias recebidas pelo Disque 100, as que dizem respeito à população LGBT não ultrapassam 1%. "Esses números não refletem a realidade do Brasil, que é ainda pior", diz Maria do Rosário. Para o ouvidor Domingos da Silveira, da SDH, os dados são reveladores. "Mostram a capilaridade da homofobia. Ela se tornou banal."

http://www.agenciaaids.com.br/noticias/interna.php?id=17779

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Transmissão da 5ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional LGBT




Assista no site http://www.aids.gov.br/mediacenter/ a transmissão da
5ª Reunião Ordinária do CONSELHO NACIONAL LGBT.
 

 

Comissão Organizadora Nacional da 2ª Conferência Nacional LGBT

Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Combate a Discriminação - LGBT

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

 





quarta-feira, 21 de setembro de 2011

2ª Conferência Estadual LGBT do Paraná








A 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LBGT do Paraná, será realizada no período de 06 a 08 de outubro de 2011, no Centro de Convenções de Curitiba.
A Conferência está sendo organizada pela Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e a Secretaria de Estado da Saúde, em conjunto com representantes da sociedade civil, e tem o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
O evento contará com a participação de autoridades públicas, delegados do governo (40%) e da sociedade civil (60%) que atuam nas políticas públicas e direitos humanos de LGBT, bem como convidados e observadores, totalizando 550 pessoas diretamente envolvidas.

O Governo do Estado garantirá hospedagem para os delegados que vierem de fora da Região Metropolitana de Curitiba, bem como alimentação para todos durante o evento.

Procedimento para inscrição:

Para se inscrever, preencha e envie a ficha de pré-inscrição abaixo para o fax (41) 3221-7217, impreterivelmente até o dia 28/09/2011, às 17:00h (prazo máximo). Não nos responsabilizamos pelas fichas de pré-inscrição recebidas fora do prazo.

Para confirmar sua inscrição, deve-se enviar por sedex no máximo até o dia 28/09/2011 a ficha de inscrição original, juntamente com cópia da Ata de posse da atual diretoria da entidade que representa, bem como cópia do Estatuto, para o seguinte endereço:

Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos
Departamento de Direitos Humanos e Cidadania
Palácio das Araucárias - Rua Jacy Loureiro de Campos S/N - 4o andar - 80530-915 - Curitiba - PR

A data acima se refere a data de postagem. Não nos responsabilizamos por documentos enviados depois desta data.

Havendo extrapolação do número de inscrições em relação as vagas disponíveis para o evento, a Comissão Organizadora seguirá os seguintes critérios para seleção dos participantes:

1º Organização LGBT

2º Organização que trabalha com LGBT

3º Organização que trabalha com Direitos Humanos

4º Outros

Ficha de Inscrição

Programação

Regulamento

SERVIÇO
Data e horário: de 06/10/11 a 08/10/11
Local: Centro de Convenções de Curitiba – Rua Barão do Rio Branco, 370 – Centro – Curitiba/PR
Informações: (41) 3221-7243 – SEJU




http://www.sesa.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=2807