sexta-feira, 1 de abril de 2011

Moção de repúdio da LBL ao Deputado Federal Jair Bolsonaro



MOÇÃO DE REPÚDIO

Nós, da Liga Brasileira de Lésbicas, organização autônoma que defende a justiça, a democracia, a liberdade, a igualdade e a livre orientação sexual, vimos a público apresentar nossa indignação e ao mesmo tempo repudiar as declarações racistas, sexistas e homofóbicas do Dep. Federal Jair Bolsonaro (PP/RJ).

Conforme já amplamente divulgado, a cantora Preta Gil que perguntou a Bolsonaro "como o deputado reagiria se seu filho namorasse uma mulher negra". Em resposta, o parlamentar afirmou: "Não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco. Os meus filhos foram muito bem educados e não viveram em ambientes que lamentavelmente é o teu". Após ser acusado de racista, o parlamentar lançou nota afirmando que "a resposta dada deve-se ao errado entendimento da pergunta – percebida, equivocadamente como questionamento a eventual namoro com um gay. Reitero que não sou apologista do homossexualismo, por entender que tal prática não seja motivo de orgulho". Em outro momento da mesma entrevista o deputado disse jamais poderia ter um filho gay.

Em um estado democrático de direito, é inadmissível que um agente público - como é o caso do Deputado Bolsonaro – patrocine flagrantes desrespeitos aos princípios consagrados pela Constituição Federal, notadamente o da não-discriminação, da prevalência dos direitos humanos e o da dignidade da pessoa humana. As declarações do parlamentar carioca inflamam o ódio, o racismo, o sexismo, a homofobia.

Neste momento em que a sociedade brasileira deu um passo significativo para o rompimento com a cultura machista elegendo a primeira mulher presidenta do Brasil, é espantoso que este representante legislativo insista na defesa de uma cultura de ódio aos diferentes, transformando nossas diferenças humanas em desigualdades sociais.

Exigimos cessação deste tipo de atitude ou declarações de representantes públicos e a imediata cassação deste parlamentar que ultrapassou todos os limites da convivência democrática, violando os direitos fundamentais da população negra e das pessoas que tem uma orientação sexual diferente da heterossexual.

Por um mundo sem machismo, racismo e lesbo-homo-transfobia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário