quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas no Brasil; número já foi maior


A cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas violentamente no Brasil. E já foi pior: há 10 anos, eram oito as mulheres espancadas no mesmo intervalo, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o Sesc.

Realizado em 25 Estados, o levantamento ouviu mais de 2.300 mulheres e mil homens com mais de 15 anos. Segundo o supervisor da pesquisa, os dados mostram que a violência contra a mulher não é um problema privado, de casal, mas social e que exige políticas públicas.

O levantamento conclui que mais de sete milhões de mulheres já sofreram agressões e que a pequena diminuição do número de mulheres agredidas entre 2001 e 2010 pode ser atribuída, em parte, à Lei Maria da Penha.

Entre os pesquisados, 85% conhecem a lei e 80% aprovam a nova legislação. Mesmo entre os 11% que a criticam, a principal ressalva é ao fato de que consideram que a lei é insuficiente.

Casos famosos

Um dos casos de violência contra a mulher que ganharam maior repercussão é o da advogada Márcia Nakashima. Ela desapareceu em 23 de maio deste ano. O corpo foi encontrado no dia 11 de junho em uma represa em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo.

Seu ex-namorado, o também advogado Mizael Bispo de Souza, foi denunciado por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. Ele e o vigia Evandro Bezerra da Silva tiveram a prisão preventiva decretada.

Na última semana, também chamou a atenção o caso da supervisora de vendas Vanessa Duarte, de 25 anos. Ela desapareceu no dia 12 de fevereiro ao sair da casa do noivo em Barueri, na Grande São Paulo. Seu corpo foi encontrado no dia seguinte em Vargem Grande Paulista, que fica a 45 quilômetros da capital paulista. Segundo laudo do IML (Instituto Médico Legal), ela foi torturada e estuprada antes de ser morta por estrangulamento.

http://www.band.com.br/jornalismo/cidades/conteudo.asp?ID=100000402404

Nenhum comentário:

Postar um comentário