sexta-feira, 18 de março de 2011

SEED recebe prêmio de entidade LGBT

 

 

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) recebeu nesta segunda-feira (14), em Curitiba, premiação ofertada pelo Grupo Dignidade do Paraná. O prêmio Dignidade Solidária é um reconhecimento para pessoas e instituições que atuam na defesa e promoção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e marcou também os 19 anos de fundação do Grupo.

“O prêmio é o reconhecimento do trabalho realizado pela Secretaria na criação, implantação, implementação e continuidade de políticas públicas educacionais em gênero e diversidade sexual”, comentou Dayana Brunetto, coordenadora da Coordenação da Educação das Relações de Gênero e Diversidade Sexual (CERGDS) do Departamento da Diversidade (DEDI), que representou a Seed. Para ela, o prêmio também é um estímulo para a continuidade do trabalho educacional com vistas a superar o preconceito a discriminação reproduzida por meio da lesbofobia, transfobia, homofobia, bifobia, e também pelo machismo, sexismo e racismo nas escolas públicas do Paraná. A coordenadora lembra ainda que esse lugar institucional criado pela Seed para as discussões de gênero e diversidade sexual nas escolas como política pública educacional é inédito tanto em âmbito nacional quanto internacional o que demonstra o pioneirismo na gestão pública da educação.

Para a presidenta do Grupo Dignidade, Rafaelly Wiest, a Seed tem uma política pioneira e específica que promove o diálogo entre as instituições. “Agradecemos não apenas a criação da política LGBT na Secretaria, mas também a sua manutenção por parte do novo governo, o que demonstra o respeito por nossa comunidade”. Ela ainda lembrou que a educação é um alicerce para promoção da igualdade e no combate ao preconceito e a discriminação.

Também receberam o prêmio a professora Josete e Pedro Paulo, vereadores de Curitiba; o deputado estadual professor Lemos e o deputado federal Dr. Rosinha. Entre as instituições homenageadas estavam a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), Ministério da Saúde, Conselho Federal de Psicologia, Secretaria de Saúde do Paraná, Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Fundação de Ação Social de Curitiba e o jornal Gazeta do Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário